Maternidade

Publicado: 25/12/2012 em Uncategorized

Nada mais apropriado para esta época, o Natal, do que transcrever alguns pequenos pensamentos sobre a maternidade.

Todos temos defeitos, sem exceção. Aquela fábula que nos contaram e que dizia que as mães são sempre amáveis, dóceis, imaculadas, era mentira. Sim, a sua e a minha mãe são pessoas comuns como quaisquer outras: têm defeitos e qualidades.

Agora, pensemos na questão da honra. Além do Mandamento ordenar “Honrarás pai e mãe…”, temos a questão do poder familiar que cria, de plano, a figura do respeito entre ascendentes e descendentes, é claro, reforçado sempre na via ascendental.

Eu posso aceitar que minha mãe tenha defeitos, e ela os têm. Mas devo aceitá-la como é e honrá-la também. Imaginemos que ela já soubesse, quando do desenvolvimento do feto em seu ventre, que eu tinha arritmia cardíaca, hipertensão, que nasceria míope e um tanto estrábico? Ela teria abortado? Teria mantido a gestação e, logo após o nascimento, rejeitado a criança? Acho que não, porque ela não o fez.

Então, por que eu, no auge dos meus trinta anos, depois de todas as tempestades que essa senhora suportou, todas as noites que sentiu frio para que eu me aquecesse, sentiu fome para que eu não sentisse, por que, pergunto, vou afastá-la da minha vida agora só porque consigo enxergar os defeitos dela?

Da mesma forma que ela, recebendo o diagnóstico de miopia avançada que poderia evoluir à cegueira, não me abandonou, mas foi comigo até a sala de aula, sentou-se e escrevia para mim, agora é minha vez de acompanhá-la.

Sinto que aquele ditado “Uma mãe é para dez filhos, mas dez filhos não são para uma mãe” está errado.

Deixe um comentário

