ImagemBom, se você chegou até aqui é porque sabe bem do que estou falando: alergia ao corante amarelo chamado tartrazina, amplamente utilizado em alimentos em geral [principalmente balas], remédios e cosméticos.

Eu descobri há pouco tempo que tenho alergia a esse veneno alimentício e venho pesquisando muito sobre o assunto.

As informações ainda estão muito dispersas e é difícil chegar a conclusões, principalmente porque a ciência ainda não tem certeza e porque vários blog’s por aí andam trabalhando mais com “achismo” do que com informação de verdade.

Por isso, descobri algumas coisas que quero partilhar:

O Senado Federal está analisando um Projeto de Lei que visa a obrigar a todos os fabricantes de alimentos que contenham tartrazina a especificar, no rótulo, a informação [tal como ocorre nos alimentos que contém glúten]. Atualização: o Projeto de Lei foi arquivado, pois os parlamentares entenderam que a) não há prova de que a tartrazina causa alergia e b) não se trata de assunto relevante para o país neste momento. Para acompanhar o andamento do projeto, clique neste link. Também a Câmara dos Deputados possui um projeto de lei em tramitação sobre o assunto, que pode ser consultado neste link.

O Ministério Público Federal de São Paulo ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA peticionando que a Justiça obrigue os fabricantes de alimentos que contém tartrazina a escreverem nos rótulos: “Este produto contém o corante amarelo tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao Ácido Acetil Salicílico” [sic]. A Ação Civil Pública foi proposta perante a Justiça Federal, sob o número 2005.61.00.008841-8 e já obteve sentença favorável do juiz. A íntegra da sentença pode ser lida neste link. Entretanto, houve apelação [a ANVISA recorreu, aparentemente sob a alegação de que não há embasamento científico suficiente para a obrigatoriedade da transcrição nos rótulos, e que isso poderia causar medo na população de comer um ou outro alimento].

Aqui cabem duas considerações. Primeiro, a mera indicação no rótulo do alimento dizendo que um de seus ingredientes é a tartrazina [como é feita hoje em dia] não basta para proteger o cidadão e muito menos garante o seu direito à saúde e à informação [art. 6.º III c/c art. 9.º do Código de Defesa do Consumidor, consultável neste link]. Eu mesmo desconhecia o fato de ser alérgico à tartrazina, embora soubesse que era alérgico ao ácido acetilsalicílico [AAS, Dipirona, etc.]. Em segundo lugar, a ANVISA dizer que não há embasamento científico para a proibição do uso do corante não exclui a obrigatoriedade de os fabricantes nos informarem do que estamos ingerindo.

Sinceramente, não dou a mínima para a falta de pesquisas sérias nesta área. Explicando: numa sociedade capitalista, na qual o que move a mão do administrador público é o dinheiro, acho pouco provável que haja alguma pesquisa realmente levada à sério. Isso porque a iniciativa pública não se moveu até o momento e o interesse da iniciativa privada é da continuidade do uso do corante.

O que realmente me incomoda é saber que a partir de hoje minhas refeições serão como um campo minado: a qualquer momento posso comer alguma coisa e ter urticária, asma ou edema de glote, já que a informação a que tenho direito está sendo negada pelos fabricantes.

Só depois de passar por tudo isso eu parei de debochar dos “naturebas” [como a maioria das pessoas fazem]. Agora, quando vou ao supermercado, as pessoas ficam me olhando porque eu examino os ingredientes de cada alimento, por menores que sejam as letras.

A verdade, meus amigos, é que a indústria alimentícia está envenenando as pessoas todos os dias! A quantidade de corantes, acidulantes, conservantes, aromatizantes e o escambau a quatro contida nos alimentos é assustadora. Tudo o que é industrializado possui esses venenos. Antes, eu me preocupava com a minha hipertensão arterial e evitava alimentos com alta concentração de sódio, principalmente os enlatados. Hoje, nem suco de garrafa eu tomo mais. Sigo uma alimentação o mais natural possível e vigio atentamente as reações do meu corpo quando é impossível substituir um alimento industrializado por um natural.

Tudo indica, juridicamente falando, que o nosso direito à informação vai prevalecer. Os rótulos devem ser mudados. A única forma de isso não acontecer é o poder do capital falar mais alto e a sociedade se calar.

Ainda não entendi porque isso não foi veiculado na imprensa… Talvez porque esse tipo de notícia não vende tanto quanto marginal sendo morto pela polícia [o que, a meu ver, é algo muito mais que natural].

Anúncios
comentários
  1. vilma Arbulu disse:

    Tambem sou alergica a Tartazina, portanto ao SALICILATOS……e de acordo com a clinica alergia do Edmundo Vasconcelos, alem dos medicamentos temos que evitar alguns alimentos como UVA, AMENDOAS AMORAS, AMEIXAS, BANA,CEREJA,DAMASCO, LIMAO,LARANJA,MORANGO,MELÃO,PESSEGO,PIMENTAO VERDE, ERVILHA,, VINHO E VINAGRE. portanto, não é só produtos industrializados devem indiciar, os naturais também por varias experiências que já tive

    • Oi Vilma, obrigado pelo comentário. Não sabia dessas restrições todas. Com toda certeza me salvou de várias crises alérgicas, porque tem bastante coisa no que você listou que eu continuava comendo. Abraço grande

  2. Paulo Monteiro disse:

    Obrigado pela informação.

    Observei que tive mais urticária após a ingestão de uva e banana (estou em uma restrição alimentar séria). Abs

    • tilverton disse:

      Oi Paulo, tudo bom?

      Tenho alergia a uva, banana, manga, melão, melancia [pouco], damasco… As pessoas diziam que era ‘frescura’ minha, mas se vc também apresentou os mesmos sintomas com uvas e bananas, cuidado com os demais que eu listei. O damasco, em especial, fechou minha glote. Abraço!

  3. Elizabete Bordin disse:

    Tenho alergia a tartrazina e descobri na internet q alguns cosmeticos possuem o ci 19140 principalemnte os esmaltes, mas tem sabonete, shampoo e creme para cabelo. Notei q não comia nada e me dava alergia até que constatei estes produtos. Faço tratamento mas hoje sei q provém da alergia a poeira e acáros. Uma alergia puxa a outra

    • Olá Elizabete! Obrigado pelas informações. Também notei que mesmo seguindo a dieta de evitar comer alimentos com corantes, o que já é, por si só, bastante difícil, fico com os sintomas da alergia. Acho que seja pelo motivo que você apontou.

  4. Silvana disse:

    Ola! Vc tem mais alguma novidade sobre as leis que regulamentariam ou proibiriam o uso da tartrazina nos alimentos e remedios? Tbém tenho alergia e sofro muito com isso, principlamente qdo não vem especificado no rótulo a presença desse corante.

    • Oi Silvana, tudo bom? Infelizmente ainda não temos nenhuma novidade no âmbito jurídico. O que tenho feito é aumentar a vigilância sobre os corantes. Por exemplo, além de evitar a tartrazina, tento evitar também o corante caramelo n.º 4, o corante azul brilhante, principalmente quaisquer corantes verdes. Com o tempo, meu corpo começou a reagir melhor à alergia. Quando sou “traído” por uma inocente bala que contém a tartrazina, a urticária não vem mais tão feroz quanto antes, mas ainda vem. Muitos alimentos não vêm com a indicação de tartrazina, mas contém sim. Por exemplo, o Nescau tem tese não contém tartrazina [só no rótulo, porque na verdade tem]. Cuidado com tudo o que for ingerir, inclusive remédios. Aqueles de cor amarelada ou que possuem uma ‘capinha’ de cor diferente devem ser observados com atenção. Informe sempre ao seu médico a alergia à tartrazina, e peça a ele que evite medicamentos com o corante.

  5. mara disse:

    Olha, estou pesquisando porque ando enlouquecida de tanta urticária há 15 dias. Desde que comecei a tomar o remédio CORUS, que contém esse inferno!!!!! Sou asmática, alérgica e estou passando um inferno particular. Hoje é que me deu o estalo quando fui tomar o remédio por conta da cor dele!!! Comecei a pesquisar e cheguei aqui. Ainda bem!!!!

    • Oi Mara. Não sei se já foi ao médico, mas procure um alergologista o quanto antes. No meu caso, ela receitou Hixizine 25mg para tomar quando a crise estivesse no auge. É um remédio muito forte e dá muita sonolência, por isso dividi em 4 partes e tomo quando não tenho que dirigir e trabalhar. Outra coisa que me ajuda muito é fazer compressas geladas. Elas aliviam as placas de urticária e fazem a coceira parar um tanto. Melhoras e não esqueça de procurar um médico. Não faça automedicação porque pode acabar provocando ainda mais alergias.

  6. Patricia disse:

    Graças a internet lemos comentários muito interessantes, pois hoje pesquisando fiquei sabendo sobre as codificações nos produtos (19140) que são o mesmo vilão corante de tartrazina. Após ler fui me certificar no banheiro, onde tenho os produtos para meu bebê, em especial um sabonete liquido que me parecia o mais inofensivo produto para bebês, o sabonete Granado baby glicerina, então para minha surpresa estava lá estampado este código na composição e a raiva maior ainda é que eu estava usando este produto no rosto. Fiz esta pesquisa na internet sobre o corante porque estou a 6 dias com as pálpebras do olhos inchadas, inclusive precisei ir ao médico e estou usando colírio antialérgico e pomada. Também descobri que na composição do Nescau, produto que tomei umas 3 vezes na semana passada tem o bendito corante. No passado tive uma experiencia horrível com um comprimido para gripe chamado Resfenol, após usar 2 comprimidos me saiu uma alergia agressiva no pescoço que durou quase um mês, mal conseguia dormir por causa da coceira, usava todo tipo de antialérgico, mas estava difícil sarar. Após este episodio fiquei crica, quando vejo algo de cor amarelo canário nas farmácias e supermercado salto longe, basta ler e o bendito corante esta lá no rótulo. O problema é que nunca imaginei que as industrias também usassem códigos para camuflar, o negócio é tentar fazer tudo em casa, por mais que as pessoas achem que somos chatos de galocha. Espero que exterminem com este corante.

    • Patrícia, obrigado por compartilhar essa informação. Temos mesmo que nos proteger dessa indústria que só visa o lucro enquanto nos envenena diariamente. Tudo de melhor para você e sua família.

  7. Anônimo disse:

    Comprei um shampoo hj

  8. Anônimo disse:

    Boa noite! Como vcs tiveram certeza de que são alérgicos a tartrazina, existe algum exame especifico que os alergistas pedem ? Estou desconfiada que tenho essa alergia mas tenho médico só daqui 30 dias. ..

    • No meu caso, percebi que toda vez que comia bala (de laranja, abacaxi, que são amarelas), ou quando tomava refrigerantes amarelos, a alergia se manifestava. Eu não sabia direito o que acontecia, até que comi um pacotinho de balas de laranja, dessas que vendem na Americanas, e fiquei todo empolado. No dia seguinte, consegui uma vaga de urgência no médico e levei a embalagem. O médico me perguntou se eu já tinha alergia a Ácido Acetilsalicílico (que é o composto químico de remédios como Dipirona e AAS), e eu confirmei que toda vez que tomo esses remédios tenho alergia. Então ele me explicou que a fórmula química desses remédios é confundida pelo meu organismo com a do corante Tartrazina. Você comentou que tem consulta marcada para daqui a trinta dias, mas no seu lugar, eu já começaria hoje a cortar da dieta tudo o que é ligeiramente amarelo (como margarina, manteiga, certos tipos de biscoito). O que eu fiz foi cortar tudo o que é industrializado por um mês até meu organismo sair da condição de “pânico”. No final, funcionou. Prefira frutas e verduras a doces, e se tiver que comer doce, fuja dos industrializados (leite condensado é repleto de tartrazina). Hoje minha alergia está mais controlada, mas ontem comi um pão doce daqueles que tem aquela massinha amarela por cima e amanheci me coçando um pouco. Com essa alergia não dá para ficar sossegado porque ela não vai desaparecer e o nosso Congresso está mais preocupado em tomar o poder do que melhorar as condições de vida da população.

      • Anônimo disse:

        Certeza que o leite condensado tem tratazina me responda por favor minha filha está com arlegia a esse corante e a cacau aí acabei de fazer um brigadeiro branca para ela no rótulo da leite moça não diz

      • Com certeza tem. Todos os leite condensados têm tartrazina para deixar eles mais amarelos, mesmo os que não especificam isso no rótulo. Leve sua filha ao médico com urgência.

    • Liliane disse:

      Existe um exame laboratorial específico mas ele vem sendo cada vez utilizado por orientação dos próprios laboratórios.
      Meu filho tem a alergia e só consegui fazer o exame no laboratório Fleury. Os demais disseram não trabalhar mais com esse exame.

  9. Soraia Morgado disse:

    Cheguei até vocês porque estou pesquisando sobre tartrazina. Nunca tive problema nenhum, sempre comi de tudo, e agora não posso comer nada, comecei a me coçar de repente, começou pelas pernas, achei que era ressecamento e passei hidratante, nada melhorou, cada vez foi ficando pior as minhas coceiras, fui para o médico que me mandou para a reumatologista porque também estava com inchação nos tornozelos, fiz exames de sangue para ver se eu estava com Lúpus, e nada de passar remédio, continuava a me coçar, foi então que a doutora mandou eu ir no dermatologista, que assim que me viu mandou eu esticar os braços, então ele com a tampinha da caneta marcou meus braços e um pouco depois ficou vermelha e inchada, foi quando ele me disse que eu estava com alergia a tartrazina. Passou logo o Hixizine 25, aliviou bastante, so que eu desconhecia que não podia comer determinadas coisas, ele me disse tudo vermelho e amarelo e tomar cuidado com remédios. Conclusão, piorei porque tomei Cefaliv remédio para enxaqueca. E agora lendo o que vocês publicaram, vou tomar mais cuidado, porque dessa vez tive que tomar injeção. Agradeço muito por vocês terem publicado isso. Melhoras para vocês; quero dizer para nós.

    • Soraia, lamento que tenha passado por tudo isso. E fico extremamente feliz que tenha conseguido chegar a essa postagem. O Hixizine realmente é um excelente remédio, mas as pessoas devem fazer como você fez, que é procurar o médico antes do remédio. Recentemente descobri que o corante Azul Brilhante também é um problema e causa alergia em muita gente (inclusive em mim). Se eu descobrir mais alguma coisa, publicarei aqui. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s